sexta-feira, 29 de maio de 2009

Como instalar Linux Ubuntu 8.04 LTS

Espero que goste da primeira duvida sobe instalação soft livre em breve terá mais assuntos


Vamos acompanhar agora um passo-a-passo de como proceder a instalação do Ubuntu GNU/Linux a partir do Desktop CD (Live CD) após sua inicialização, conforme visto anteriormente

Iniciando a instalação do Sistema









Para realizar a instalação do sistema no Disco Rígido (HD) basta acessar a opção Instalar o Sistema no Computador presente na tela principal do sistema.

A partir desta ação, é necessário seguir os passos de acordo com o desejado, sendo que deste ponto em diante a instalação será seguida por telas visuais muito simples e intuitivas que irão guiar o usuário durante todo processo.

O sistema pergunta ao usuário se ele realmente quer continuar a instalação na linguagem já escolhida anteriormente. O idioma escolhido será o idioma padrão de todo o sistema, ou seja, se escolhermos o Português do Brasil teremos toda a parte gráfica do sistema adaptada à linguagem escolhida, bem como arquivos de ajuda.


Selecionado o Fuso Horário

Mantida ou trocada a opção de idioma desejado, o sistema avança para a escolha do Fuso Horário. Neste ponto, é necessário escolher a zona de horário de acordo com a sua região.

Caso o sistema já tenha um link disponível de Internet, pode-se antecipadamente realizar a sincronização com algum servidor de horário caso assim desejado.

Como podemos perceber, o horário atual fica atrasado 3 horas em relação ao horário original do sistema. É necessário realizar a sincronização ou configuração manual do horário. Basta clicar então no botão Setar Hora para realizar esta alteração.

Podemos sincronizar o relógio automaticamente acessando a opçãoSincronizar Agora ou ainda realizando a configuração manual acertando os parâmetros de data e hora.

Feito este procedimento, basta prosseguirmos com a instalação clicando em Avançar.

Selecionado Layout do Teclado

Agora nos será solicitado a escolher o layout do teclado, de acordo com o dispositivo existente no computador.

A escolha pode ser testada na caixa de teste, digitando os caracteres necessários para verificação do mesmo.

Normalmente para nosso idioma, o layout de teclado escolhido deve ser o Português Brasileiro (ABNT2).

Clique em Avançar para continuar com o processo de instalação.


Agora Particionar

Muita atenção agora, pois esta é uma parte essencial para a instalação do sistema.

Se o computador à ser instalado o sistema não possui nenhum outro Sistema Operacional em conjunto, basta acessar a opção Assistido - Usar disco inteiro, que apaga todo o disco e o prepara automaticamente para o recebimento dos arquivos do sistema.


Caso contrário, será necessário escolher a opção de particionamentoManual, e definir todas partições e pontos de montagem necessários e desejados para a devida instalação do seu sistema.


Normalmente como padrão, basta definir 2 partições sendo uma para o sistema, onde será montado a estrutura de diretório raíz (/ - barra) e todos seus sub-diretórios e outra como área de troca (swap).

Porém, sempre é aconselhável configuramos um minimo de 3 partições, sendo duas conforme visto acima e outra para montar o diretório pessoal dos usuários (/home). Lembre-se de sempre configurar suas partições de modo que a área de swap seja a última partição do disco.

Importanto Configuração de outro Sistema

Caso já tenha outro sistema operacional previamente instalado em seu computador, o Ubuntu ira reconhecer o mesmo e lhe mostrar uma tela onde será possível importar do mesmo suas configurações de conta de usuário.

Selecione as opções desejadas e concluído este processo as configurações de sua conta e seus documentos pessoais ficarão disponíveis para uso.

Caso não tenha nenhum outro sistema operacional préviamente instalado (conforme imagem ao lado), basta seguir adiante com processo de instalação pressionado o botão Avançar.


Definindo Usuário do Sistema

Este passo sem dúvida nenhuma é um dos mais importantes exigidos pelo instalador do sistema. É necessário informar corretamente todos os dados exigidos, tal como nome do usuário, nome para entrada no sistema, senha do usuário e nome do computador.

É recomendável você escolher uma boa senha, com preferência em mistura de número e letras para maior segurança. Também é interessante evitar de escolher senhas que contenham datas, números de telefone ou qualquer espécie que tenha ligação com a sua pessoa. Concluído esta etapa, basta clicar no botão Avançar para dar seguimento a instalação.


Pronto para Instalar

Finalizado todas etapas com sucesso, uma tela exibindo um resumo com todas informações previamente configuradas é exibida.

Confira todas informações, caso alguma coisa não esteja correta esta será a última oportunidade de retornar e corrigir antes de instalar o sistema em seu computador.

Estando tudo correto basta pressionar o botão Install. Deste ponto em diante, o Ubuntu GNU/Linux irá realizar a instalação do sistema automaticamente.

Na possibilidade de já existir uma conexão de Internet auto configurável, como DHCP habilitado na rede, o sistema verifica a versão de alguns arquivos necessários à instalação e os atualiza.


Finalinzando a Instalação

Durante a instalação uma tela exibindo o status do processo será exibida.

Com o término da instalação, basta acessar a opção Reiniciar agora, para que a máquina reinicie com o sistema Ubuntu GNU/Linux de forma nativa.

Lembre-se de retirar o CD do drive para que não ocorra o boot novamente pelo mesmo.


Iniciando e Logando

Após a instalação ser feita com sucesso, finalmente podemos ter a oportunidade de entrar pela primeira vez no sistema. Basta inserir o seu usuário e respectiva senha, para utilizar o sistema.

Desfrute então da comodidade em usar um sistema operacional totalmente livre, que une beleza, praticidade e uma série de outros benefícios que só o tempo lhe mostrará.














Um comentário:

  1. ola gostei do seu blog espero muita coisa gostei e aprendi como instala o meu ubuntu obrigado carlos santos.
    RS - porto alegre.

    ResponderExcluir